terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Atrativos dessa cidade cosmopolita

Curitiba por essa diversidade cultural possui tradições surpreendentes e isso reflete na estrutura da cidade, em casas, comércios, tipos de estabelecimentos, festas e atrativos turísticos de alta qualidade. O melhor de tudo isso é que a maior parte de todos seus atrativos (com exceção das festas) são gratuitos, o que além de atrair mais turistas ainda dá opções de lazer para a população local.

O marco zero da cidade esta na praça Tiradentes, no centro da cidade com a Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz, em estilo neogótico, ela reverencia a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, a santa padroeira de Curitiba e é por ela que vou começar.

A Basílica se encontra no mesmo local onde foi construída a primeira igreja católica na cidade. A construção do templo atual ocorreu entre os anos de 1876 e 1893 e cem anos mais tarde, 1993, a igreja elevou ao nome de Basílica. 


 Na cidade existe um ônibus turístico que é chamado de jardineira, devido ao seu modelo.
A Jardineira passa por 25 pontos turísticos da cidade seu percurso dura em média duas horas e meia em um trajeto de 44 Km. Seu ponto de Partida é na praça Tiradentes. Essa linha funciona de terça a domingo e os ônibus saem de 30 em 30 minutos. O usuário recebe uma cartela com 5 tíquets que lhe dá direito a um embarque e mais 4 reembarques, o que ´permite que o turista escolha 4 pontos turísticos para visitar, podendo embarcar na linha novamente para terminar o percurso. Os veículos são equipados com sistema de som para fornecer informações gravadas sobre os locais visitados em 3 idiomas- Português, inglês e Espanhol. Os 5 tíckets tem um valor de R$20,00.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Curitiba foi inaugurado em 1991, com uma área de 245 mil m². Seus jardins geométricos e a estufa de três abóbadas tornaram-se um dos principais cartões postais de Curitiba.
A estufa abriga plantas características da floresta atlântica do Brasil. Sua arquitetura, em estrutura metálica e estilo art-noveau, foi inspirada em um palácio de cristal que existiu em Londres, no século 19.

O Jardim Botânico conta ainda com o Museu Botânico Municipal, trilhas em bosque de araucárias, lago, quadras esportivas e um velódromo. Em volta da estufa está o espaço cultural Frans Krajcberg com exposição permanente de 114 esculturas do artista e ambientalista.

Não é cobrada nenhuma taxa para a visitação do Jardim.  Os horários de visitção é das 6 as 21h durante o verão e das 7 as 20h durante o inverno.

Jardim Botânico 
Jardim Botânico



Parque Pedreiras – Ópera de Arame

Parque das Pedreiras

O Parque das Pedreiras é um espaço cultural envolvido por lagos, cascatas e mata de araucárias. Onde a arte humana encontra-se em harmonia com a arte da natureza. É lá uqe estão a Ópera de Arame e o Espaço Cultural Paulo Leminski.

A Ópera de Arame é um teatro com capacidade para 2.400 espectadores um palco de 400m² destinado a apresentações artísticas e culturais. Inaugurado em 1992, no local de uma antiga pedreira. A Ópera de Arame foi construída em estrutura tubular e teto de policarbonato transparente. O projeto é do arquiteto Domingos Bongestabs.

Opera de Arame Iluminada

Opera de Arame - Externa

Palco Ópera de Arame

As explosões de dinamite, que antes se ouvia na velha pedreira municipal, foram substituídas por outros tipos de explosões: de sons, cores e luzes dos grandes espetáculos que a Pedreira Paulo Leminski abriga desde que teve seu uso reciclado. Com capacidade para 26 mil pessoas, ao ar livre, o local tem sido cenário para eventos grandiosos, com a presença de artistas de renome, brasileiros e estrangeiros, além de bandas nacionais e internacionais de rock.
O Espaço Cultural abriga obras, fotos e histórias do poeta e intelectual podem ser vistas e lidas.
Espaço Cultural Paulo Leminski - Aberto



Nenhum comentário:

Postar um comentário