terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Guaraqueçaba, um destino paradisíaco.

Guaraqueçaba, município Paranaense, ao seu entorno possui um verdadeiro tesouro ecológico com seus recursos naturais, áreas de proteção ambiental, manguezais, rios, cascatas, baías, ilhas, praias e o Parque Nacional de Superagui, um dos complexos estuarino-lagunar mais importantes
do mundo.


Outro grande atrativo é a reserva natural “Salto Morato”, existente dede 1994, e pertencente a Fundação O boticário de Proteção a natureza. A reserva pode contar com toda infra-estrutura de visitação com trilhas interpretativas, quiosques, aquário natural para banho, camping (precisa reservar antecipadamente), laboratório, alojamento para pesquisadores e centro de capacitação.
Para chegar a cachoeira, há uma caminha de 1500 metros até a base, no meio do caminho existe um lindo aquário natural, onde é possível dar uns mergulhos na água gelada do rio. A queda D´Água possui cerca de 100 metros de altura

Cascata Salto Morato Piscina Natural – Salto Morato
Além da reserva natural Salto Morato é interessante conhecer, o Parque Nacional do Superagui, porém nem todo seu espaço é aberto á visitação pública, seu acesso fica restrito a via mar levando 1 hora de navegação (com lanchas) á partir de Paranaguá ou á partir de Guaraqueçaba. Possui 38 km de belíssimas praias virgens que podem ser apreciadas através de caminhadas de 4 a 7 horas ou ainda através de um delicioso passeio de bicicleta.

Ainda existem muitos atrativos surpreendentes como Igreja do Nosso Senhor, Bom Jesus dos perdões, construída em 1838, tem estilo colonial, suas paredes interiores são de pedra e o destaque é para o altar que é em formato de embarcação a base sendo um peixe esculpido em pedra.

Casario Colonial foi construído no século XIX guarda características do estilo colonial e hoje fica a Sede da Estação ecológica, atualmente administrada pelo ibama.

Casario Colonial
O mirante da Serra Negra é sem dúvida um lugar encantador para se visitar. Com seus 30 m de altura, permite uma ampla visualização da baía de Guaraqueçaba e todo seu contorno.

Fora esses atrativos Guaraqueçaba é rico em ilhas como por exemplo das Ilha Peças, Ilha Rasa, Laranjeira, Rebelo, Pinheiros e superagui e 40 km de praias desertas.

Ilha Pinheirinho
Existe uma passeio com saída da Marina Guará ou ainda do antigo Mercado Municipal que os leva conhecer a baia o complexo estuarino-lagunar e explica a importância no equilíbrio ecológico da região.
No próximo post irei dar dicas para hospedagem na cidade de Guaraqueçaba. Vale a pena conhecer esse paraíso. Para visitar, leve bastante água, protetor solar, muito repelente, boné, tênis ou botas de trekking com meias secas para as trilhas. Não esqueça de roupas leves. Afinal, a floresta não se chama Úmida Ombrófila Densa à toa.
Obs. Pra quem quiser clique no link abaixo que poderá ver muitas fotos desse belíssimo destino.
http://www.flickr.com/search/show/?q=Guaraqueçaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário