quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Parques

Visitar os parques de Curitiba faz parte do cotidiano dos curitibanos. Para os visitantes da cidade, é uma experiência inesquecível.
Curitiba possui 26 parques e cerca de 81 milhões m² de área verde preservada. São 55m² de área verde por habitante, três vezes superior ao índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde, de 16m². No Brasil, é a cidade onde a Mata Atlântica é melhor preservada.

Parque Tingui

 













O Parque Tingui foi inaugurado em 1994 com 380 mil m² de área, às margens do rio Barigui. Possui lagos, pontes de madeira cobertas, parque infantil, ciclovia e bastante área verde. Uma ótima opção de lazer em Curitiba, o nome foi originado devido ao povo indigina que habitou primeiramente a região de Curitiba.

Junto ao Parque encontra-se o Memorial Ucraniano, com uma réplica de uma igreja ucraniana, onde são realizados os eventos culturais e exposições. No memorial existe portal, mirante, palco, loja,monumentos típicos culturais e campanário, baseado no estilo das construções da Ucrânia, resgatando a cultura e história e homenageando a influencia da cultura ucraniana na historia de Curitiba.
O parque possui ciclovia, pista de cooper, pontes de madeira, churrasqueiras, canchas de futebol e vôlei, playground, sanitários, estacionamento e casa da guarda municipal, além de uma grande diversidade de fauna e flora.


Parque Tanguá

Inaugurado em 1996, o Parque Tanguá surpreende pela sua beleza.
Envolve uma área de 235 mil m², lugar de um antigo complexo de pedreiras desativadas.



O Parque Tanguá preserva áreas verdes próximas à nascente do Rio Barigüi. Possui dois lagos e um túnel artificial que pode ser visitado de barco ou à pé.
Dentro do parque, possui o Jardim Poty Lazzarotto com o portal de acesso, mirante a 65m de altura, cascata e um grande jardim em estilo francês com canteiros de flores e espelhos d’água- de onde projeta-se o belvedere, na forma de terraço elevado em meio a um tapete verde. Nos três pisos do belvedere encontram-se distribuídos decks metálicos, bistrô, sanitários públicos, loja e torres para observação

O parque também possui estacionamentos, lagos, ancoradouro, lanchonete, pista de Cooper, ciclovia, cascata, caramanchão, ponte, mirante, belvedere, bistrô, sanitários, loja, torres para observação, jardim com canteiros e espelhos d’água. Embora o parque seja aberto 24 horas os serviços são disponíveis das 8 as 18h, o bistrô das 9 as 21h. Devido ao horário de verão alguns estabelecimentos ficam até mais tarde.

Parque Barigui
O Barigui é um dos maiores e o mais freqüentado parque de Curitiba. Sábados, domingos e feriados o parque é um dos principais pontos de encontro da cidade principalmente pelos seus populares “barzinhos” e, durante a semana, é muito comum as caminhadas em volta do lago. São muitas as opções de entretenimento e lazer no Barigui.
Possui uma área de 1,4 milhão m², que fazia parte da sesmaria do capitão-povoador Mateus Leme. Foi transformado em parque em 1972, segundo o projeto do arquiteto Lubomir Ficinski.
Por sua localização, próximo ao centro da cidade, e sua infraestrutura, o Barigui é o parque mais freqüentado de Curitiba.

 
Além de refúgio para animais, o parque é também a grande área de preservação natural da região central da cidade. Seus bosques ajudam a regular a qualidade do ar enquanto que o seu imenso lago, com 230.000 m2, ajuda a conter as enchentes do Rio Barigui, que antigamente eram tão comuns em alguns trechos da parte mais baixa de Curitiba.
Dentro da área do parque, existe ainda a sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.







Uma academia de ginástica foi implantada em uma antiga olaria existente no parque, hoje administrada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Também, uma casa histórica foi readequada para instalação de um Bistrô, dirigido pela Fundação de Ação Social. Já o Salão de Atos tem sua coordenação feita pelo Instituto Municipal de Administração Pública – IMAP.
 


No Parque Barigui a população encontra também diversas opções de lazer. Seja na prática de esportes, no churrasco de domingo, nas feiras do pavilhão de exposições, no Museu do Automóvel ou simplesmente nas caminhadas por um dos circuitos a beira do lago.

O Parque oferece: lago, pavilhão de exposições, parque de diversões, museu do automóvel, restaurante, salão de atos, sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, bistrô, academia de ginástica, pista de bicicross, canchas esportivas, pistas de Cooper, ciclovias, trilhas, sanitários públicos, pista de patinação, heliponto, churrasqueiras, lanchonetes, portal, pontes, sede de grupo escoteiro e estacionamentos.

O parque fica aberto todos os dias, ininterrupto e tem acesso gratuito.

Os três parques fazem parte de um projeto mais abrangente da Prefeitura de Curitiba. O projeto global prevê a implantação de um parque linear em toda a extensão do Rio Barigui, unindo-o aos parques Tingui, Tanguá e Barigui.




Nenhum comentário:

Postar um comentário