Então como puderam ver nas edições anteriores já deu vontade de conhecer Curitiba não é mesmo, então vejam mais algumas dicas legais de lazer e entretenimento que é possível encontrar.
Passeio Público
O Passeio Público é o parque mais central de Curitiba. Inaugurado em 1886 com cerca de 70 mil m² de mata natural e nas margens do rio Belém, esse foi o primeiro parque da cidade. Na época sua iluminação era feita por lampiões alimentados por azeite de peixe.
Por algum tempo sediou o Jardim Botânico de Curitiba e também, o primeiro zoológico. Inclusive, hoje em dia ainda possuem animais em cativeiro além de um aquário.
O Passeio Público é um santuário ecológico em pleno centro de Curitiba. Tem lago com ilhas, uma gruta, ponte pênsil, palco flutuante e é cortado pela malha cicloviária da cidade.
O acesso ao Passeio Público é gratuito e seu horário de funcionamento é de Terça a Domingo das 6 as 20h e o aquário das 9 as 17h.
Parque do Iguaçu – Zoológico de Curitiba
O Parque Regional do Iguaçu ocupa uma área de 8 milhões de m², na região sul-sudeste de Curitiba, sendo então considerado o maior parque urbano do Brasil.
O Parque do Iguaçu, criado em 1982 para preservar o santuário ecológico do Local, é cortado pelo rio Iguaçu que forma campos inundados e matas ciliares em suas margens. Bosques naturais completam a paisagem.
É um Parque com muitas atrações, além do Zoológico. Possui um setor náutico, com raias de remo. Um setor pesqueiro e estação de piscicultura. Praia fluvial. Pomares públicos. E um setor de esportes com quadras esportivas, equipamentos de recreação e um estádio de beisebol.
O Parque também conta com, churrasqueiras, quiosques, lanchonetes e a Casa do Acantonamento, onde as crianças recebem aulas de educação ambiental.
O Jardim Zoologico de Curitiba possui uma área de 530mil m² com exen]mplares de fauna de diversas partes do mundo; Leões, tigres, chimpanzés, hipopótamos, girafas, zebras, camelos, ariranhas ursos, entre outras espécies além claro de um grande numero de aves que circulam por todo parque, somam aproximadamente uns 1400 animais
Na Casa do Acantonamento são ministradas aulas de educação ambiental para crianças. Sua infra-estrutura ainda conta com lanchonetes, banheiros, abrigos e um mirante de 40 metros de altura.
A infra-estrutura do zoológico ainda oferece estacionamento gratuito, sanitários e lanchonetes. Seu acesso é gratuito e o horário de funcionamento é de terça a domingo das 9 as 17h.
Universidade Livre do Meio Ambiente – UniLivre
A Universidade Livre do Meio Ambiente, Unilivre, é uma sociedade civil sem fins lucrativos. Um espaço para transferência de conhecimentos sobre o meio ambiente e ecologia, para a população. Uma referência em estudos de preservação de ecossistemas, economicamente sustentáveis.
Inaugurada em 1992 e posteriormente, declarada de "Utilidade Pública" por lei municipal (1993) e estadual (1996). Possui 37 mil m² de área total pois ela se encontra dentro de um bosque. No local, havia uma pedreira explorada pela família Zaninelli, desativada em 1983. O bosque possui densa mata nativa, várias espécies de aves e um lago com de 8 metros de profundidade, onde existem carpas.
Acesso a Universidade - Entrada
Universidade vista de frente
Lanchonete
Salas de Aula
A sede da Unilivre é basicamente uma torre de madeira que integra-se ao meio ambiente. Foi construída com troncos de eucalipto (vigas e pilares) e complementada com embuia, cambará, cedro e vidro. Uma rampa em espiral dá acesso a salas de aula, escritório e um mirante de 25m. É um projeto do arquiteto Domingos Bongestabs, que também assina o projeto da Ópera de Arame.
Nenhum comentário:
Postar um comentário